segunda-feira, 6 de julho de 2009

HOME - O mundo é a nossa casa - Yann Arthus-Bertrand, 2009



EMERGÊNCIA

por felipe botelho

A situação de degradação em que se encontra o nosso planeta - nossa casa - infelizmente ainda tem pouco destaque na mídia de grande escala. Aparece sempre como coadjuvante, "às vezes", nunca com a ênfase e a frequência que deveria ter.

O documentário "HOME - o mundo é a nossa casa", realizado pelo fotógrafo e jornalista francês Yann Arthus-Bertrand, com produção de Luc Besson e Denis Carot, traça através de imagens aéreas belíssimas e potentes a trajetória da vida do homem - da espécie, homo sapiens - e como sua relação com a Terra se tornou de amistosa a catastrófica, focando principalmente em como o consumo desenfreado colocou em cheque a saúde do planeta e a vida de milhões de pessoas nas próximas décadas. Aliás, a FAO (Food and Agriculture Organization) já anunciou que até o final de 2009 o número de famintos no planeta irá ultrapassar a marca de 1 bilhão de pessoas.

A situação é drástica e para reverte-la, a mudança em nosso estilo de vida precisa ser radical. "Um estilo de vida consumista acelera a exaustão dos recursos naturais - quem consome muito além do necessário agrava a pressão sobre os estoques ne energia, com reflexos importantes sobre as emissões de CO2. Apesar do que apregoam muitas campanhas publicitárias, é possível ser feliz com menos, bem menos do que aparece nos comerciais", diz André Trigueiro, professor de jornalismo ambiental da PUC-Rio no artigo entitulado "Não há mais tempo a perder", publicado na edição deste mês da Folha Carioca.

Face à situação emergencial, HOME é livre de direitos autorais e está disponível na íntegra no Youtube, em alta qualidade, em versões dubladas e legendadas em diversos idiomas. Abaixo, o link da versão em português.

http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U

Espero que todos possam assistir, e fazer uma pausa para refletir nas atitudes que podemos mudar. Já compraram sua sacola reutilizável para trazer as comprar do mercado? Estão usando mais bicicleta ou o ônibus? Separando o lixo doméstico?
__________________________________________________

Recomendo também a palestra de Yann Arthus-Bertrand para a TED, na qual o fotógrafo comenta os conceitos e imagens apresentados no documentário HOME e seu outro projeto, "6 billion others", também simplesmente excelente!!!

__________________________________________________

Fonte: 800e8

****

HOME – O Mundo é a nossa casa

Ao longo de uma sequência única através de cinquenta países, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo. O filme HOME, lançado em 50 países no último Dia Mundial do Ambiente (05/06), já está inteiramente disponível na internet e pode ser assistido aqui. Confira o trailer abaixo.

O objetivo do diretor Yann Arthus-Bertrand, dos distribuidores Luc Besson e François-Henri Pinault, do presidente e diretor executivo da PPR, principal patrocinadora do filme, é atingir a maior audiência possível e convencer a todos de nossas responsabilidades individuais e coletivas com relação ao planeta.

Confira também a página oficial do filme.


::

Nenhum comentário:

Postar um comentário